sábado, 29 de março de 2008

COMPORTAMENTO E ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

Tenho-me visto um pouco grega com o comportamento das crianças mocambicanas! São de uma teimosia como nunca vi. Como não berro com elas, como as educadoras aqui fazem, estão sempre a tentar ir mais longe. Se uma cai, por qualquer razão, atiram-se todas as outras ao molhe. Berram como nunca ouvi. Acho que no final do meu trabalho aqui vou ficar surda e não sei como vou dar aulas de música!

Não vale a pena dar-lhes grandes explicações é só dizer: senta, cala e agarrar neles e sentá-los.

Para as castigar, as educadores mandam-nas ficar de joelhos de bracos abertos até se cansarem...
Quando me zango com elas, comecam logo a abrir os bracos, parecem uns pássaros.

Não sei se ja contei: logo no inicio da minha estadia, estava a contar a história dos 3 porquinhos. Nao imaginam a desconcentração e desordem. Parei e reflecti o porquê deste comportamento, já que todas as criancas gostam dessa história. Não estavam a perceber nada do meu português! Recomecei a contar com as vogais abertas, os verbos no infinito e tudo mudou.
Assim me vou adaptando.

Mas estou contente porque já consegui com a ajuda de um "padrinho", o Alberto, que as criancas comam fruta todos os dias ao lanche. Nunca comiam vitaminas!

Também arranjei peixe congelado à borla. O peixe, por incrivel que pareca, é caro e eles quase não comem.

Até breve...

1 comentário:

Cantinho da Partilha disse...

Ai, professora nao me canso de vir aqui ao seu cantinho...
As novidades sao sempre bem víndas!
Agora fiquei de "boca aberta" com as reaçoes das crianças...
Força professora Isabel!
Uma abraço
Noémia (ESEIMU PL 2ºano)